Nossos parceiros

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Entrevista com a autora: Lavínia Rocha





  Nossa autora entrevistada de hoje é a Lavínia Rocha, que conhecemos na Bienal de minas 2016 e foi amor á primeira vista. Ela é uma fofa, e dona de um sorriso encantador. Que tal conhecer um pouco mais sobre ela? 

- Fale um pouco sobre você.
Eu sou uma pessoa bastante espontânea, comunicativa e risonha. Gosto muito de me envolver em lutas de minorias (especialmente a luta negra e a feminista), seja lendo, debatendo ou atuando. Sou movida pelos meus sonhos, inspirada por situações a minha volta e praticamente tudo me diverte; sair e viajar com amigos, dançar, ler, assistir a séries e filmes...

 - Descreva sua personalidade.
Tenho uma personalidade forte, sou bastante crítica e argumentativa e defendo com unhas e dentes aquilo que penso. Mas estou sempre com a mente aberta para novas opiniões.

 - Quais são seus pontos fortes? E os fracos?
Me considero uma pessoa muito empática e esforçada, mas em compensação sou muito ingênua e medrosa (sempre fico com aquele medo de tentar algo por achar que não vai dar certo).

 - O que mais a motiva?
O apoio da família, dos amigos, do namorado e dos leitores.


 - Qual foi a sua maior conquista?
Ter transformado o hobby de escrever em uma profissão.


- Qual foi o maior obstáculo que superou?
O de duvidar de mim mesma.


 - Como começou seu gosto pela escrita?
Foi a partir das atividades de produção de texto do colégio. Comecei a perceber que criar histórias me divertia muito, e desde então não parei mais. E quando tinha onze anos decidi que queria escrever mais do que o limite de trinta linhas que a professora de Produção de Texto impunha (risos). Sentei em frente ao computador e fiquei um tempo trabalhando em Um amor em Barcelona, livro que publiquei dois anos depois.


 - O que te inspirou a escrever seu primeiro livro?
Foi um filme que misturava romance e viagem. Fiquei suspirando tanto que decidi escrever um livro em que as pessoas pudessem sentir o mesmo que senti.

- Eu sei que é uma resposta um tanto quanto difícil, mas qual deles é seu favorito?
Sempre falo que me pedir para escolher o livro preferido é como mandar uma mãe escolher qual o filho ela ama mais haha. Cada livro tem um significado diferente para mim. Um amor em Barcelona foi o primeiro, foi a minha estreia como autora. De olhos fechados representou um desafio enorme: escrever do ponto de vista de uma personagem cega, além de fazer com que eu mudasse muito o meu jeito de pensar. E Entre 3 mundos fez com que eu soltasse a minha imaginação, fora que é uma série em que trabalho muitos assuntos que considero importantes. Enfim, não dá pra escolher o meu preferido haha

 - Como você reage ao feedback que recebe?
Tem feedback que me faz chorar, surtar, sorrir... Cada leitor consegue provocar um tipo de emoção em mim. Amo cada mensagem que recebo!

 - O que mudou na sua vida depois que seus livros foram publicados?
Tudo! Minha rotina, a seriedade com que encaro meus projetos, a forma como vejo o mundo, meus planos para o futuro...

 - Você é feliz com o que faz?
Demais – demais mesmo!! A cada bate-papo, palestra, lançamento, evento percebo que é isso que quero fazer pelo resto da vida!

 - Você sempre teve o apoio da sua família?
Sim, eles sempre foram grandes apoiadores, principalmente agora que perceberam que não é mais apenas um hobby.

- Qual seu autor(a) referência?
Tenho cinco! Thalita Rebouças, Pedro Bandeira, Paula Pimenta, Marina Carvalho e Carina Rissi.
 
Gente e esse sorriso? Somos apaixonados por essa foto!!! <3


- Qual lição você quer passar através dos seus livros?
Cada história tem uma peculiaridade, mas procuro trazer temas de relevância social em todos. Inclusão social, luta negra, feminismo, opressões, empoderamento. Acho importante que os meus leitores já cresçam discutindo e refletindo sobre esses temas, então sempre os coloco em pauta.

 - Quais são suas metas a longo prazo?
Quero publicar mais livros, participar de mais feiras e bienais por todo Brasil, conquistar mais leitores, influenciar positivamente com meus livros, conhecer mais autores...

 - Quais são seus planos para o futuro? Onde e como você se vê em 5 anos?
Gostaria muito de viver apenas de livros e ver a minha vida girando em torno disso. Seria ótimo!

- Cite três coisas importantes em sua vida.
Deus, família e livros.

 - Tem algum episódio marcante que aconteceu em algum lançamento?
Todos os lançamentos são muito marcantes. O carinho que os leitores têm comigo é a melhor coisa do mundo! Eles escrevem cartas, trazem presentes, ficam emocionados, vêm de longe para me ver, é tão lindo!

 - O que você pode deixar de incentivo para escritores que ainda tem receio em expor suas obras, por medo de que as pessoas não gostem?
Lembre-se sempre: ninguém nasce sabendo como escrever e você pode errar, não há o menor problema. Mas é importante que você tente muitas vezes, que escreva e reescreva, que peça opinião e que busque dicas. Vai ficando mais fácil à medida que se pratica. Vários autores contam que tinham esse medo, mas só conseguiram realizar o sonho depois de superá-lo, então arrisque!

Lavínia, você é um amor de pessoa, e foi um prazer para nós fazer essa entrevista. Obrigada por reservar um tempo para nós, e desejamos a você todo o sucesso do mundo! <3 Eu que agradeço! Adorei a entrevista e a oportunidade de contar um pouquinho sobre mim para os leitores! Obrigada pelo carinho!

Onde encontrar os livros da Lavínia: D'Plácido

Pessoal, espero que tenham gostado. É só clicar no link da D'Plácido que vocês vão encontrar os livros da Lavínia. Ainda não li nenhum :( mas tenho visto resenhas maravilhosas e espero ler todos em breve.
Beijo Beijo e até o próximo post!!! <3 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Gostariamos muito de saber a opinião de vocês sobre o blog, os posts e até sobre nós se vocês quiserem. Mas também gostariamos de pedir que moderassem nas palavras, para que não haja más interpretações.

A opinião de vocês é muito importante para nós.

Beijoo Beijoo ...